Garçons profissionais que fazem a diferença em tempos de tantas opções gastronômicas.
O Restaurante L’alouette localizado no Cambuí, em Campinas, traz um bom exemplo da “arte do bem servir”, a responsável por esse serviço é Cidinha Vicente, sócia-proprietária do restaurante, que sempre se preocupou com a boa comida, mas também com o bom atendimento. “Uma boa comida e um bom atendimento fazem totalmente a diferença. As pessoas procuram se sentir bem, a vontade em um restaurante e ser bem servido faz parte. E se eles não sesentem bem atendidos, com certeza não voltam mais”, afirma Cidinha.
Eles passam pelo salão e servem com maestria seus clientes, estão ali para realizar um trabalho fundamental em um restaurante, o relacionamento com o cliente e o pedido à cozinha. Um trabalho que requer muito cuidado e muita prática. São inúmeras às regras para servir bem. Enquanto desenvolvem a técnica, ainda se preocupam em anotar os pedidos, guardar os rostos dos clientes e verificar se há algum detalhe faltando antes de servir. Não é para qualquer um! “Tenho a sorte de trabalhar com uma equipe de profissionais muito entrosada e cuidadosa. Eles são ótimos. Estão conosco no restaurante há muito tempo. Sem eles o L’Alouette não anda”, conta Cidinha.
Mas os restaurantes também podem trazer aos clientes lembranças desagradáveis por erros na hora de atender. Quem já não passou por situações como ficar por horas a espera da bebida e ela chegar ao fim da refeição, ou, a pressa na hora de servir ocasionando quedas de molhos, comidas e bebidas na mesa e até mesmo no cliente? Entre outras situações, cenas como essas são vivenciadas todos os dias por clientes. E poderiam ser evitadas através de treinamentos e cursos oferecidos a estes profissionais. “Aqui no L’Alouette eu sempre fico por perto, explico e oriento desde a organização das mesas até a hora de servir. E acredito que isso cabe ao dono do estabelecimento treinar seus funcionários ou encaminhá-los para um curso”, diz a sócia-proprietária.
Um bom garçom deve sempre estar bem preparado e para isso seguem algumas dicas do L’Alouette:
Em um restaurante é utilizado o serviço à inglesa no qual o garçom serve os clientes. Mas, em uma recepção formal é usual o serviço a francesa que é aquele onde o garçom leva os pratos, petiscos até a mesa e os convidados se servem.
Independente da ocasião os uniformes sempre devem estar limpos. Os garçons nunca devem encostar na mesa ou nos presentes.
A mesa sempre deve ser posta seguindo as regras de etiqueta. Por exemplo: um serviço à americana deve ter os pratos empilhados em um lado da mesa com o arranjo ao centro, pois se trata de um acontecimento informal, no qual os convidados vão se servir.
Para servir a mesa sempre deve-se começar com as bebidas, as entradas (sopa ou salada), prato principal e sobremesa. As bebidas nunca devem ser servidas até a boca do copo.
Os pratos que serão servidos sempre devem ser colocados a esquerda do cliente/convidado. Ao finalizar a refeição os pratos também devem ser retirados pela esquerda. O novo prato, sem alimento, que deverá ser colocado na mesa entra pela direita.
Ao retirar os pratos e copos usados, sempre devem empilhar os pratos e retirá-los primeiro e depois os copos.
“E lembre-se: Um bom atendimento, aliado a boa comida é sinônimo de casa cheia!”, constata Cidinha.
Serviços:
Restaurante L’Alouette
Rua Padre Almeida, 632 - Cambuí - Campinas – SP
(19)3254-3340
www.lalouette.com.br
www.lalouette.com.br
By Arthur Moraes.
Agradecimento : Cidinha Valewss
Nenhum comentário:
Postar um comentário